Menelaw Sete é personagem central de filme do francês Pierre Meynadier

0
423
O filme documenta uma ficção, em torno do artista soteropolitano Menelaw Sete, considerado o “Picasso brasileiro” pela crítica internacional.

Em “A Origem”, entre imagens que recriam a narrativa ficcional, com um elenco de representatividade efetiva – indígenas e negros interpretam os personagens, tendo a índia Anahi e Mountaga Bayo como atores principais –, a realidade se desenrola enquanto Menelaw conhece Dona Cadu, mestra da cerâmica tradicional, que, aos 99 anos, é tida como a mais antiga ceramista em atividade. Juntos, eles criam uma coleção de grande valor artístico e antropológico, moldadas do barro em técnica milenar por Cadu, de origem indígena, e coloridas por Menelaw, afrodescendente. Foram 212 peças pintadas durante as gravações.

Menelaw Sete,  conta, pintando, um sonho que teve e que lembra a lenda do nascimento do Brasil, no cenário em que poderia ter acontecido – o Recôncavo Baiano. Uma jovem indígena, sobrevivente de uma tribo dizimada, encontra um jovem africano, fugido das plantações, às margens do Rio Paraguaçu, surgindo o amor que simboliza o grande cruzamento que escreveu a construção do país.

Para Pierre Meynadier “A vida, uma obra de arte e um filme têm em comum o fato de que não sabemos nada sobre sua origem. Eles nascem da improbabilidade e só existem graças à importância que lhes é dada. ‘A Origem’ reúne os três: o nascimento de um povo – o do Brasil moderno –, de uma coleção que será um marco na rica história da arte contemporânea e de um filme que não sabemos mais se é a ilustração dessas histórias ou se é ele mesmo o genitor”,

Fonte ; Portal Bahia Noticías

Menelaw Sete é personagem central de filme do francês Pierre Meynadier 1
Na Toppo Artes,
voce pode Adquirir Obras do Artista Plástico Menelaw Sete,
Maiores Informações , entre em contato conosco, através do 
WhatsApp : (43)  99136-9777

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here