Realidade digital e a transformação das lojas físicas

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O modelo que temos de shopping center – que vinha se mantendo imutável há décadas -, com grandes âncoras, que teriam o poder de atrair o consumidor para todo o empreendimento, está em transformação.Hoje, já vemos grandes lojas (ou lojas grandes) alterando seu espaço físico para modelos menores, mas que apresentam uma experiência sensorial diferenciada e de conveniência ao consumidor (e não mais somente uma vitrina de produtos), que o comércio on-line (ainda) não proporciona. 
Entretanto, entre esses dois mundos – loja virtual e loja real/física – há um sistema completo de ferramentas e recursos que podem tornar uma experiência complementar à outra. São recursos digitais ilimitados, que a tecnologia proporciona para que conheçamos melhor nosso consumidor, gerando de ambas partes maior conhecimento
Algumas experiências, mesmo aqui no Brasil, já mostram que algumas operações transformam lojas físicas na sede da marca, em que seu diferencial é realçado, com um catálogo vivo de seus produtos, em que o consumidor pode tocar e “sentir” o conceito que o atraiu no mundo virtual e o levou até à loja física.  Este novo espaço “real” deve proporcionar experiências que o digital não proporciona, com serviço eficiente e equipes antenadas nas necessidades desse novo consumidor.
A Era digital impõe uma nova compreensão do espaço físico,  agora como um canal importante de engajamento, mas que faz parte de um sistema complexo de diálogo com o consumidor e impulsionador de vendas nos outros canais. E, com isto, os shopping centers vão se reinventando com criatividade , flexibilidade e buscando seu verdadeiro propósito.  (Fonte : trechos, Promoview) 

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