Museus de São Paulo intensificam a programação online e no instagram

0
180

Ainda não sabemos quanto tempo os museus ficarão fechados e nem podemos calcular o tamanho do prejuízo desses dias sem público e sem vendas de ingressos, pois não há uma previsão concreta de reabertura – o Metropolitan calcula que terá uma perda de de 100 milhões de dólares por causa do fechamento previsto até Julho. No entanto, os maiores museus de São Paulo já deixaram claro que pretendem manter o público próximo dos espaços expositivos criando conteúdo digital com as obras dos acervos e  de mostras atuais, além de ativar falas com os personagens que movimentam as instituições: artistas, curadores e críticos. Além do Google Arts & Culture (antigo Google Art Project), as maiores ferramentas em tempos tão difíceis são o Instagram, Facebook e Youtube – por isso, o investimento ( de orçamento, tempo e energia) está 100% focado nesses canais.

Pinacoteca  (@pinacotecasp) criou a iniciativa #pinadecasa, para a qual publica em suas redes sociais diariamente uma obra da coleção do museu acompanhada de curiosidades, dados históricos e explicações dos curadores. Para fortalecer a ação, começou a fazer LIVEs que ficam no IGTV com os curadores do museu.  No próximo sábado, dia 11 de abril, a curadora Fernanda Pitta fala da exposição Marcia Pastore: ArapucaDia 18, José Augusto Ribeiro comenta Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright. Fechando o mês, a curadora chefe da Pinacoteca Valéria Piccoli aborda o Modernismo.

Masp (@masp) também preparou um conteúdo especial para seus seguidores: a partir de hoje, segunda dia 6 de abril, o museu começa a receber seus curadores e outros críticos para papos em LIVEs na sua conta de Instagram. Começam com o pé na porta: no encontro de Adriano Pedrosa e Lilia Schwarcz, diretor artístico e curadora-adjunta de histórias do museu, em torno das histórias no MASP, você entenderá noção plural e polifônica que guia a programação do museu anualmente desde 2016. 

O museu estreou, ainda,  a série masp [curadoria] em casa leva ao InstagramFacebook e Twitter comentários de curadoras e curadores sobre uma imagem relacionada ao museu a partir de uma perspectiva pessoal. Pode ser uma obra, um detalhe da arquitetura, uma exposição, uma atividade, uma palestra ou um seminário, do passado recente ou remoto. 

Já o MASP Áudios, aplicativo gratuito disponível para download, reúne cerca de 170 comentários feitos por curadores artistas, professores, pesquisadores e crianças sobre as obras mais icônicas do acervo. Está disponível para download na App Store e no Google Play.  E mais: o canal do YouTube  do museu traz os vídeos de seminários e palestras, entrevistas com os artistas e outros detalhes sobre algumas exposições

A equipe educativa do MAM (@mamoficial) estará online todas as quartas-feiras, às 14h30, para contar histórias sobre as obras do acervo. E, por meio do próprio Instagram do museu, pais e crianças podem participar sem sair de casa! Outra ação do educativo é a experiência poética pela exposição online “Os anos em que vivemos em perigo”. A atividade propõe algumas charadas e a resposta para cada enigma é uma obra presente na mostra. Ao encontrar, dê um print na tela, e compartilhe com a #MAMEducativo ou marcando o perfil do museu @mamoficial. Você será repostado. 

Também vale procurar pela hashtag #ArtistaDaSemana: toda quarta-feira é publicado conteúdo sobre artistas cuja trajetória tenha se entrelaçado à do MAM. Às sextas, o #MAMParaOuvir compartilha com o público as playlists do perfil do museu no SpotifyA primeira, intitulada Verão Moderno Vol.1 , foi produzida pelo Clube Lambada e reúne músicas brasileiras, contemporâneas e jovens clássicos.  Há, ainda, um tour virtual por mais de dez exposições que já foram exibidas no museu – como Mira Schendel, Ismael Nery e  Leda Catunda.

Já o Tomie Ohtake fez uma ótima visita guiada com a artista Mariana Palma na exposição LUMINA. (por; Arte que acontece) 

Obras de Artes exclusivas, com consultoria especializada é na TOPPO ARTES.

Maiores Informações (43) 9137-9777

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here