História das Mulheres Artistas até 1900 no Masp

0
163

Com curadoria de Julia Bryan-Wilson, Mariana Leme e da antropóloga Lilia Schwarcz, “Histórias das mulheres: artistas até 1900” reúne 60 pinturas, 2 desenhos e 34 tecidos produzidos entres os séculos 1 e 19.

As autoras são artistas e artesãs que viveram no norte da África, nas Américas, antes e depois da colonização, na Ásia, na Europa, na Índia e no território do antigo Império Otomano. De algumas nem o nome é conhecido.

A mostra evidencia como em muitas regiões do mundo antes de 1900 a confecção manual de tecidos era considerada um trabalho feminino e vista como o ideal das mulheres. Já a pintura era tida como um território masculino. 

Algumas das selecionadas para a mostra até conheceram o sucesso. Sofonisba Anguissola trabalhou para a corte espanhola no século 16, Elisabeth Louise Vigée Le Brun ocupou o cargo de “primeira pintora” da rainha da França, no século 18, e Abigail de Andrade ganhou uma medalha de ouro no Salão de 1884, no Brasil. Dificilmente vão arrebanhar multidões como a Tarsila.

Masp, Avenida Paulista, 1578, São Paulo, SP, (11) 3149-5959. Até 17 de novembro

Fonte: Daniel Salles , Revista Exame

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here