Exposição Coletiva “Até onde a vista alcança”,

0
164
 
A obra mais antiga da exposição é uma pintura de Giovanni Castagneto. Pintor e marinheiro, é um dos principais nomes da pintura de paisagem litorânea e marinhas do século 19 no Brasil. Depois de alguns anos como aluno da Academia Imperial de Belas Artes (RJ), ele integra o Grupo Grimm – que trocou as aulas em ateliês fechados pela pintura ao ar livre na Praia de Boa Viagem, em Niterói. Essa mudança influencia fortemente sua pintura, que deixou de lado princípios acadêmicos como precisão, realismo e proporção, em favor de pinceladas livres, forte gestualismo e tendência ao monocromatismo.
Já artistas como Alfredo Volpi e José Pancetti, também presentes na exposição, revelam ao público como a pintura de paisagem também foi local da busca por autonomia que marca a produção moderna, na primeira metade do século 20.
Além de pintura, Até onde a vista alcança apresenta também fotografia, objeto, escultura, intervenção, colagem, vídeo e obra sonora, revelando, para além de uma dimensão mais histórica, a possibilidade de releituras contemporâneas da paisagem. Reunindo obras realizadas nas últimas quatro décadas, incluindo algumas inéditas, a mostra aponta como “paisagem” não é só o espaço da natureza, mas também “território” – um espaço resultado da ação do tempo e do homem, tendo assim também um sentido político, social e cultural. Obras como as de Andre Komatsu, Frederico Filippi, Lais Myrhha, Lara Ovídio e Matheus Rocha Pitta por exemplo, evidenciam a noção de que paisagem é construção/desconstrução de fronteiras, deslocamentos e projetos políticos.
Galeria Athena,
Rua Estácio Coimbra 50 . Botafogo
Rio de Janeiro RJ Brasil
Terça-feira – Sexta-feira . 11h – 19h
Sábado . 12h – 17h

Adquira Obras de Giovanni Castagneto na TOPPO ARTES

Acesse o link: http://bit.ly/2OZhBsj

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here