Dicas: como escolher sapatos confortáveis

0
177
Se existe uma coisa que pode deixar muita gente incomodada é usar um calçado desconfortável. Confira as dicas:
1. COMPRE O TAMANHO ADEQUADO
É claro que a intenção é sempre procurar pelo sapato o mais adequado possível. No entanto, não é incomum pensar que comprar um modelo de número maior ou menor não faz tanta diferença. 
O que acontece é que há grandes chances desse calçado acabar machucando o seu pé e, nessa altura, você terá que lidar com o desperdício de dinheiro. Mesmo que exista a ideia comum de que o sapato menor pode lacear, isso não é garantido. 
2. ANALISE O SEU TIPO DE PISADA
É muito importante descobrir a anatomia do seu pé e como você pisa. Os pés que têm algum tipo de desvio podem ser chamados de pronos ou de supinos. Quando o apoio do peso é maior na lateral externa, ele é caracterizado como pronado. Se o lado é mais plano, e o apoio é maior nessa região, ele é considerado supinado.
Para descobrir o seu tipo de pisada, você pode olhar a sola do seu sapato e observar qual lado está mais gasto. Essa será a região na qual o peso do seu corpo tem mais apoio na hora de pisar — assim, ela indicará o tipo de desvio.
Se não houver desgaste significativo em nenhuma parte específica da sola do seu calçado, isso significa que sua pisada é neutra. Com essas informações, você saberá como escolher sapatos confortáveis e compatíveis com os seus pés.
3. PENSE NA FINALIDADE DO CALÇADO
É muito diferente escolher um sapato para ir ao trabalho e outro para ocasiões informais ou para usar no dia a dia — vários fatores devem ser observados. Podemos dizer, por exemplo, que quem passa a maior parte do dia sentado pode ir trabalhar com um calçado de salto mais elevado.
Porém, se for o contrário, procure um calçado que aumente a sua superfície de contato com o chão, para ter mais equilíbrio, e que seja mais baixo — cerca de 5 cm é o ideal. Se, no seu local de trabalho, há exigência do uso de salto, os modelos anabela e plataforma são boas opções.
4. VALORIZE O AMORTECIMENTO
O amortecimento não é exclusivo dos tênis; qualquer material que possa melhorar o impacto dos pés com o chão pode ser considerado um amortecedor. Assim, procure sempre por sapatos que sejam acolchoados na parte da frente — é ali que os pés exercem maior pressão e suportam grande parte da carga do corpo
5. PREFIRA FLEXIBILIDADE
Normalmente, os materiais sintéticos são mais rígidos e não permitem uma boa mobilidade dos pés. Eles podem até mesmo causar os indesejáveis calos ou formar bolhas. Nesse caso, o mais aconselhável é dar preferência aos calçados de couro natural, que são mais maleáveis e cedem um pouco, adaptando-se ao formato dos pés.
6. OBSERVE A QUALIDADE DOS MATERIAIS
Nesse caso, a qualidade não só ajudará na durabilidade do produto como também fará toda a diferença em relação ao conforto que ele proporcionará em seu pé. 
Procure por materiais originais e preste atenção na sola, já que é fundamental que ela tenha um acabamento extra, assim se tem mais resistência na hora do uso. Saiba que, além de calçados feitos de couro, os de nobuck podem ser bastante aconchegantes, visto que deixam o pé transpirar e costumam durar mais.
7. TENHA ATENÇÃO AO BICO DO CALÇADO
Muito cuidado com sapatos que têm a parte da frente muito estreita — principalmente se você precisa passar muito tempo em pé. Esse formato aperta os dedos e prejudica a oxigenação dos tecidos.
Esse tipo de calçado também pode causar problemas na transmissão nervosa por pressionar as terminações. Isso costuma provocar formigamento e parestesia nos pés, além de causar dores para que tem joanetes.
8. TENHA ATENÇÃO AO APOIO DO CALCANHAR
Para melhor segurança na hora da caminhada, é fundamental escolher modelos em que a parte traseira tenha esse suporte. Não é necessário ser exatamente um salto, apenas uma elevação já é o bastante para que o calcanhar tenha mais estabilidade e se mantenha adequado.
9. VEJA O FORMATO DO PÉ
Na hora de escolher o sapato, certifique-se de que o calçado esteja bem ajustado ao seu pé, sem apertar. Fique em pé e caminhe pela loja usando os dois pés do calçado, já que essa é uma das melhores formas de escolher modelos confortáveis.
10. TESTE OS CALÇADOS NO FIM DO DIA
Caso a compra não seja online e você possa experimentar o sapato pessoalmente, a dica aqui é aproveitar para fazer isso no fim do dia: esse é momento em que o pé está inchado. Logo, trata-se da melhor forma de saber se o tamanho é adequado e se o modelo é confortável o suficiente para, mesmo nesse período, não causar nenhum tipo de incômodo. (por: Doctor shoes)

ANUNCIE SEU NEGÓCIO NA TOPPO EXPRESS

Maiores Informações: (43) 99136-9777