Os museus são locais onde se guardam peças, materiais, artigos científicos, ou qualquer outro objeto que seja para a manutenção da memória ou do conhecimento, de determinada época, de determinado fato, de determinada cultura, etc. Os museus são as instituições que tem como objetivo conservar, estudar, expor qualquer coisa que se constitua de interesse duradouro, ou ainda que tenha valor cultural, social, histórico, artístico ou qualquer outro valor que se deseje manter.
Devemos esclarecer que a palavra museu tem como seu significado mais antigo a definição “Templo das musas”, os primeiros usos dessa palavra remetem ao Egito antigo, mais especificamente a região de Alexandria, onde o termo e designava locais que tinham a função de servir para o estudo, discussão e pesquisa de artes e das ciências. (…)
Oficialmente o primeiro museu moderno de que se tem conhecimento, constituído nas formas e nos moldes que conhecemos hoje, foi o museu Ashmolean, ele foi criado na data de 6 de junho de 1683. Esse museu está localizado dentro do Reino Unido, mais especificamente na Inglaterra e na cidade de Oxford, inclusive ele faz parte da importante e renomada Universidade de Oxford, hoje ele é conhecido como o museu de arte e de arqueologia da universidade.
O museu começou a ser criado, antes mesmo dele ser criado, isso porque inicialmente se exibiam retratos e curiosidades que pertenciam a biblioteca Bodleian, neste mesmo local, os seus mesmos idealizadores, passaram a colecionar e adicionar objetos importantes em seu acervo, ao longo dos anos seguintes, tal como a espada do famoso rei Henrique VIII da Inglaterra.
A sua fundação original só foi possível por causa da doação de um acervo que pertencia anteriormente a John Tradescant, essa doação foi feita através de Elias Ashmole, que inclusive foi homenageado com o nome do museu, a partir da sua doação foi possível de fato dar ao espaço uma configuração que remete aos museus atuais, dessa forma se tornando o primeiro museu criado com os moldes da atualidade.
Atualmente esse museu não está exatamente como era na época de sua criação, a começar falando de sua estrutura física, que mudou, hoje o museu é formado pelo local antigo (seu primeiro prédio), além de mais uma ala que foi adicionada, portanto, ele é maior do que a sua estrutura original e também possui muito mais peças do que originalmente. No século XVIII o museu recebeu um importante acervo através também da doação, esse acervo incluía artefatos muito antigos, tal como múmias egípcias.
No Brasil os mais antigos museus são o Museu Nacional no Rio de Janeiro capital, que foi criado no ano de 1818 em uma outra instalação, tendo depois se mudado para a instalação atual. Uma outra instituição brasileira também muito antiga (para os padrões brasileiros) é o Instituto Arqueológico, histórico e geográfico de Pernambuco, que está localizado na cidade de Recife, a inauguração deste museu se deu em 28 de janeiro do ano de 1862, e ele continua sendo uma das mais importantes instituições do Brasil.