Manter a saúde mental na quarentena do CoviD-19

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Ansiedade, tédio e redução da produtividade podem ser comuns durante o isolamento, mas existem caminhos que ajudam a resolver essas questões.
A revista científica britânica The Lancet publicou mês passado alguns pontos de estresse comuns durante o confinamento. Vão de tédio e frustração, até medo de se infectar e de infectar os demais, preocupação com a duração de  quarentena, sintomas de estresse pós-traumático e comportamentos de esquiva e raiva. É provável que pessoas que já possuíam questões de saúde  mental  antes da quarentena estejam atentas a isso e procurem apoio antes e depois do confinamento.
Mantenha as atividades diárias o mais parecido com antes possível, e se tiver dificuldades, não precisa se culpar por não estar sendo tão produtivo quanto gostaria. A quarentena também pode servir para avaliarmos o que estamos sentindo, e não precisamos fazer exercícios e demais atividades todos os dias como aquele digital influencer está fazendo, tudo bem estar improdutivo. 
Desconectar-se de grupos ou de pessoas em redes sociais que o tempo inteiro postam sobre a covid-19 também é indicado para este momento de tensão.
Momentos de crise são ótimos para repensarmos, e muitas vezes, encontramos forças da onde menos imaginávamos.
Veja também boas notícias sobre o novo coronavírus como: mais de 100 mil pessoas já se recuperam da covid-19 no mundo. Empresas oferecem entretenimento gratuito para a população e algumas estão doando suprimentos para os mais necessitados.
Vamos focar no que nós podemos controlar aqui e agora. Pensamentos catastróficos não nos ajudam neste momento, então, para tomarmos perspectiva e sairmos desse emaranhado de sentimentos e pensamentos.
Quando notarmos que estamos ansiosos, podemos trocar a frase: “Eu sou ansioso”, pela frase “Eu estou tendo um pensamento de que estou ansioso” . Por: (trechos) Gabriela Lumi e Karine Santos, do Flows Psicologia.- Catraca Livre

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