Museu do Ipiranga cria observatório para público acompanhar obras

0
173
Enquanto aguarda a inauguração do novo Museu do Ipiranga, marcada para setembro e 2022, o público poderá acompanhar as obras de restauração e ampliação do Edifício Monumento pelo Observatório da Obra.
Previsto para começar a funcionar em outubro, o observatório ficará no pavilhão de dois andares e 60 metros quadrados instalado no local que oferece a vista privilegiada para o edifício do museu. Do mirante, o público terá uma visão de toda a frente do canteiro de obras, conseguindo ver, inclusive, as escavações para a ampliação e para a construção da nova entrada do Museu do Ipiranga.
Esta foi a forma de oferecer ao público a oportunidade de acompanhar o dia a dia da obra com segurança, comentou a docente e curadora do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), coordenadora das atividades de cultura e extensão do Museu Paulista da USP, Solange Ferraz de Lima.  “Dar ao público que visita o Parque da Independência a oportunidade de conhecer um pouco da história desse magnífico edifício, o projeto arquitetônico para sua ampliação, modernização e restauração e acompanhar a evolução das obras por meio de vídeos e fotografias. O observatório será o espaço para palestras de especialistas em restauração e engenharia que estão atuando no projeto e ações de educação patrimonial envolvendo o projeto de arqueologia para o entorno do edifício, que integra o programa de obras.”
Com horário de funcionamento das 8h às 18h, todos os dias, o Observatório da Obra será um container de formato retangular que ocupará o mezanino do Parque da Independência, próximo à Rua Xavier de Almeida. O primeiro andar será dedicado a exposições — painéis irão abordar os marcos da obra e do processo construtivo; uma TV irá exibir o episódio mais atual da série Diário da Obra, mostrando ao visitante os avanços mais recentes e o momento em que a obra se encontra. Em uma das extremidades, haverá um ambiente com monitor e banquetas para exibição de outros vídeos sobre o Museu. A extremidade oposta do container contará com um balcão expositivo para os objetos arqueológicos encontrados no processo de escavação, em sua maioria cacos de louças e objetos domésticos do século 20. (por: Exame) 
Na TOPPO ARTES, disponibilizamos de links, para que voce possa adquirir as Obras do seu artista preferido no sistema on-line. Maiores Informações: (43) 99136-9777
 
Museu do Ipiranga cria observatório para público acompanhar obras 1