4 benefícios da música na atividade física, segundo a ciência

0
75
Um grupo de cientistas liderado por Peter Terry estudou o efeito da música sobre o rendimento durante a prática de exercícios na Universidade de Southern Queensland, na Austrália, em colaboração com o professor Costas Karageorghis e a sua equipe.
Fazer exercício ouvindo música faz com que a atividade seja mais fácil e agradável. Com uma amostra de dados muito ampla, envolvendo milhares de participantes, os pesquisadores determinaram que, em primeiro lugar, a música proporciona um benefício fisiológico. Em segundo lugar, tem um efeito “ergogênico”, ou seja, promove uma melhora do rendimento.
 
1. Proporciona um humor mais positivo
Uma das descobertas dos pesquisadores é de que a música aumenta o bom humor durante a prática de atividade física. Ela exerce um efeito dissociativo: ajuda a pessoa a se abstrair da situação presente e evocar situações relevantes e significativas do passado, ou sonhos para o futuro. O efeito é observado principalmente quando a pessoa ouve as canções que fazem parte das suas preferências pessoais.
2. Melhora o rendimento físico
A melhora do rendimento físico é o que é conhecido como “efeito ergogênico”. Ele corresponde ao aumento espontâneo da produção no exercício. Ou seja, se normalmente você faz 30 abdominais, se estiver ouvindo música, vai conseguir fazer mais alguns com a mesma percepção de esforço.
3. Diminui a percepção de esforço
Outros dos benefícios mais interessantes da música envolve o fato de que ela modifica a percepção do esforço que estamos realizando. Em outras palavras, nos ajuda a sentir que o exercício é menos difícil e árduo. Isso significa que diminui notavelmente a sensação de sacrifício ou sofrimento ao fazer atividade física
4. Melhora a eficiência fisiológica
Terry e Karageorghis comprovaram que fazer exercício ouvindo música proporciona um aumento da eficiência fisiológica. Isso quer dizer que ocorre uma otimização do uso do oxigênio de que dispomos. –  Tudo indica que o bom humor e a união do corpo com os diferentes ritmos faz com que a respiração se torne mais harmônica e, por isso, conseguimos melhorá-la. Em última instância, isso faz com que a fadiga demore mais para nos vencer. Assim, a música se transforma em uma grande aliada para tirar o maior proveito possível dos exercícios físicos. 
(Fonte: A mente é maravilhosa)

ANUNCIE NA TOPPO ARTES. MAIORES INFORMAÇÕES, WHATSAPP : (43) 9136-9777

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here