webnário: 15ª Semana de Valorização do Patrimônio

0
65
webnário: 15ª Semana de Valorização do Patrimônio – 12 de agosto às 17:00h; 13 e 14 agosto de 2020 às 17h:30
Serão três dias destinados a ampliar a reflexão sobre como articulamos nossas memórias, saberes e conhecimentos no sentido de vivenciar, reconhecer e se apropriar do patrimônio cultural da cidade de São Paulo, através da discussão de temas e desafios da atual conjuntura social, política e econômica.
O evento contará com 3 mesas, uma por dia, com 3 participantes representantes de coletivos, instituições e profissionais da área, e um mediador. Convidamos também todos os interessados a participarem do chat durante as transmissões enviando perguntas e comentários, contribuindo para o debate e as reflexões sobre o patrimônio cultural na cidade de São Paulo.
 A 15ª Semana de Valorização do Patrimônio será realizada durante os dias 12, 13 e 14 de agosto, através de 3 encontros online com transmissão para YouTube e Facebook, tendo como tema “Nossa Cidade, Nossas Memórias”.
Programação:
12/08
17h – Abertura do evento
17h30 – Mesa 1 –Patrimônio Cultural: Representações e narrativas
O encontro tem como proposta discutir os desafios no campo da preservação do patrimônio cultural em uma cidade tão diversa e desigual como São Paulo, considerando o as representações e o diálogo com os diferentes indivíduos ou grupos sociais, econômicos e políticos em conflito ou em cooperação sobre um determinado bem tangível ou intangível, uma paisagem ou ainda uma memória. O debate movimenta diferentes visões sobre narrativas históricas, territórios, hegemonia, o papel do poder público e dos conselhos de preservação, o público e o privado, entre outros pontos urgentes para a construção permanente de sentido sobre nossos referenciais civilizatórios. 
Convidados:
Camila Raghi (Refúgios Urbanos)
Cleiton Ferreira “Fofão” (Comunidade Cultural Quilombaque)
Renato Cymbalista (FAUUSP/Uninove)
Mediação: Raquel Schenkman (SMC/Conpresp e PUC-SP) 
13/08
17h30 – Mesa 2 – Estado e sociedade: fomento e parcerias para incentivos na área do patrimônio cultural
A mesa traz como tema as possibilidades de fomento e parceria em momento de crise econômica na área do patrimônio cultural, a partir do envolvimento e da articulação da sociedade civil na formação de arranjos econômicos complexos e sustentáveis, respeitando a sua diversidade e autonomia.
Convidados:
Luiz Fernando de Almeida (Instituto Pedra)
Paula Rocha (SMC/Promac)
Paulo César Garcez Marins (Museu Paulista/USP)
Mediação: Rubens Carmo Elias Filho (OAB/Conpresp e UP Mackenzie)
14/08
17h30 – 19h: Mesa 3 – Patrimônio cultural na nuvem
O encontro tem como questão central: Como vivenciar, perceber e se apropriar do patrimônio cultural da cidade e das suas próprias memórias no contexto atual de isolamento social e por meio das mídias digitais?
Convidados:
Douglas Nascimento (São Paulo Antiga)
Giselle Beiguelman (FAU USP)
Tainá de Paula (BR Cidades)
Mediadora: Patrícia Freire de Almeida (DPH/NVP) – Divulgação : DPH/SP

CONSULTORIA ESPECIALIZADA NO INVESTIMENTO EM ARTES, FALE COM A TOPPO ARTES.

MAIORES INFORMAÇÕES: (43) 99136-9777

PROMOÇÕES TOPPO ARTES. CLIQUE AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here